X COJEM – 2012

09/06/2012 23:32

Confraternização dos Jovens Espíritas da Mantiqueira e Região

 

“Senhor, que queres que eu faça” (Paulo)

 

No dia 21 de abril de 2012, na Escola Estadual Sen. Antônio Carlos, em Dr. Sá Fortes, aconteceu a Confraternização dos Jovens Espíritas da Mantiqueira e Região (COJEM), com o tema central “Senhor, que queres que eu faça” (Paulo, o Apóstolo).

Com a participação de aproximadamente 100 confraternistas e 30 trabalhadores de diversos departamentos da Aliança Municipal Espírita e das Casas Espíritas de toda a região.

O evento começou às 08h30, sendo os participantes recebidos com um delicioso café da manhã. Os trabalhos foram iniciados por uma prece proferida por Antônio Maurilo. Em seguida foi apresentada uma dinâmica de integração, de forma que os jovens pudessem se conhecer melhor.

Welsander e Wesley fizeram uma dinâmica com explicação das siglas existentes no movimento espírita, brasileiro e internacional.

Luciano Alencar da Cunha apresentou uma palestra relacionada ao tema central do encontro, lembrando de jovens que marcaram a história da religião ao longo dos tempos e que são relembrados até hoje.

Falou ainda sobre Jesus, que aos 12 anos já ensinava nas sinagogas; Maria de Nazaré, que foi convidada a ser mãe de Jesus aos 16 anos, Ermance Dufaux, Auta de Souza, João Evangelista, Irmãs Fox, Joanna D’arc, dentre outros.

Questionou aos Jovens participantes: “- o que Jesus espera que façamos?”, promovendo uma interessante enquete de “caça-talentos”, sendo que os jovens, acanhados de início, logo se soltaram, apresentando poesias, músicas, teatro e desenhos.

Em seguida, para “abrir o apetite dos jovens”, o prof. Paulo Sérgio fez uma atividade de expressão corporal.

Para o almoço mais uma vez os jovens foram redistribuídos, de forma a poderem aproveitar o momento da refeição para conhecerem outros jovens.

Na parte da tarde, novos grupos foram formados, onde os participantes tiveram a oportunidade de fazerem perguntas aos diretores de Departamentos que existem na Aliança Municipal Espírita, bem como a diversos trabalhadores das Casas Espíritas presentes.

Após este momento, cada grupo apresentou uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pelos departamentos para o grupão.

Outra dinâmica interessante para os jovens foi quando os mesmos foram divididos em duplas, com a colocação de uma venda nos olhos de um e o outro o guiava entre as salas de atividades e o salão central, depois revezando a experiência, de forma a desenvolver o apoio mútuo, o reconhecimento de que uma hora somos guias e na outra guiados, mostrando assim a importância de confiarmos no mais alto.

Os jovens também perceberam a importância dos conhecimentos que são passados pelos mais velhos aos mais jovens, que darão continuidade aos trabalhos nas Casas Espíritas.

Ao final, e de forma a colocar em prática o aprendizado, os Departamentos da AME apresentaram propostas de tarefas para os jovens participantes, e o DCSE propôs a confecção do presente artigo, cuja redação, entrevista e fotos foram feitos pelos próprios jovens participantes do evento.

 

Entrevistas realizadas pelos Jovens:

 

“Vejo esta COJEM de uma forma muito positiva. Nossa expetativa era passar para os jovens a ideia de que podem sim atuar no presente da Casa Espírita. Até então diziam que os jovens eram o futuro da Casa Espírita. No nosso foco o jovem é o presente. Nossa expetativa é conscientizar o jovem disto, que é possível participar do movimento espírita deste agora, cada um fazendo sua parte ao lado dos dirigentes das Casas.”

Luciano Alencar da Cunha – Presidente da AME Barbacena

 

“Minha expectativa com este encontro é aumentar o conhecimento da Doutrina, aperfeiçoar, interagir, fazer novas amizades. Acho que valeu a pena”.

Júlia Dutra Souza – 14 anos (Conselheiro Lafaiete – Grupo Espírita Irmã Angélica – 1ª vez que participa)

 

 “Este encontro foi uma maneira de aprender interagindo com os outros jovens”

Carolina Silveira de Paiva – 15 anos (Barbacena – Sociedade Espírita Joanna de Ângelis – 1ª vez que participa)

 

“Já participei de outros encontros e são muito construtivos, é muito bom aprender conhecendo outras pessoas. E o mais importante é colocar em prática o que se aprendeu.”

Joelma Helida Grossi Candian (Dr. Sá Fortes – Grupo Espírita Mario Dufles)

 

 “Os encontros de jovens e adultos vem crescendo muito e estão cada vez melhores. É muito bom ver jovens capacitados, maduros e que sabem o que quer. Estão preparando o mundo para que seja mais justo. Os jovens devem incentivar outros jovens a participar.”

Ana Canton (Barbacena - Fraternidade dos Essênios)

 

Matéria escrita durante a X COJEM, pela equipe de Jovens Jornalistas da AME Barbacena:

Álex, Vinícius, Larissa, Igor, Douglas, Pedro, Francisco, Roselene, Karlyne, Gisely, Fred, Vitória, Neide e Melissa.