ESPERANTO - 125 ANOS DA LÍNGUA FRATERNA

09/06/2012 23:33

Há 125 anos atrás, na Polônia, era criado o Esperanto, sendo desenvolvido por Luiz Lázaro Zamenhof, ante a necessidade de se comunicar. Seu país estava sob domínio Russo, e dentro deste, vários idiomas e dialetos eram usados.

O Esperanto foi criado para ser um idioma de apoio, sem substutuir os idiomas pátrios. Importante ressaltar que também não há fins lucrativos, religiosos ou políticos com o mesmo, sendo chamado de "língua da fraternidade".

Nos dias atuais o Esperanto vem ganhando força, e um fato interessante é a ascensão da China no mercado econômico, e, como o idioma da China - Mandarim - é de difícil aprendizado, até mesmo para os próprios chineses, a China vem implantando o uso do Esperanto, inclusive com várias Universidades chinesas ensinando este idioma em sua grade curricular, no intuito de usá-lo no mercado, como língua de comércio.

Caso isto se torne realidade, o Esperanto terá uma repercussão mundial de forma rápida e sem que a cultura de cada nação seja influenciada por outros idiomas, como ocorre ainda hoje.

Matéria produzida durante a X COJEM, pelos jovens:

Elielson - Grupo Espírita Mário Dufles de A. - Sá Fortes

Mozart - Centro Espírita Amor a Verdade - Ponte do Cosme

Rosa - Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus

Aliene - Centro Espírita Caminho da Paz - São João Del Rei.