De Corpo e mente ou Corpo - Mente?

04/05/2014 17:14

De Corpo e Mente ou Corpo-mente?

Segundo o Livro dos espíritos “A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação. Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o espírito.” (capítulo II Questão 22).

Nesta informação trazida pelos espíritos, percebemos a importância e necessidade que tem o corpo para nós, espíritos encarnados. A matéria possibilita a vivência neste planeta de provas e expiações, com o objetivo de nos aperfeiçoarmos em essência. Por isso, devemos valorizar a dádiva da oportunidade de experimentar estar em um corpo e ter os devidos cuidados com esse instrumento. Devemos amar nossa alma, mas também cuidar do corpo, assim nos orienta o Evangelho.

Quando falamos em cuidados com o corpo, lembramos de hábitos de vida saudáveis, como atividade física, alimentação equilibrada, quantitativamente e qualitativamente, cuidados com nossos sentidos: visão, fala e audição, utilizando-os como ferramentas para nosso aprimoramento.

Conhecer as necessidades que são peculiares ao corpo é reconhecer que as Leis de Deus são atuantes em nossas vidas, dando-nos o direcionamento que nos leva ao equilíbrio com a natureza.

Nossa reencarnação é toda programada, recebemos o melhor corpo que atenderá as necessidades d’alma, com o intuito de trabalhamos em nós os entraves da verdadeira felicidade, como por exemplo: o orgulho e a vaidade. Nós aceitamos o desafio, pois temos ciência dos compromissos adquiridos. Ao estarmos na carne, porém, através da lei do esquecimento temporário, nos queixamos em demasia por não possuirmos o corpo “perfeito”, segundo as classificações mundanas.

Questiona Kardec aos espíritos à pergunta 716: Mediante a organização que nos deu, não traçou a Natureza o limite das nossas necessidades?

A resposta foi: “Sem dúvida, mas o homem é insaciável. Por meio da organização que lhe deu, a Natureza lhe traçou o limite das necessidades; porém os vícios lhe alteraram a constituição e lhe criaram necessidades que não são reais”.

Essa procura sistemática por alcançar o estado de perfeição corporal com busca em resultados imediatistas, o homem se engana e as preocupações estéticas tomam uma proporção muito grande em relação aos cuidados com a própria alma. Torna-se um ser infeliz, com um vazio, pois lhe faltam propósitos mais nobres, que o sustentarão nos experimentos que a vida lhe apresenta.

Gasta-se tempo e dinheiro com cirurgias plásticas, remédios sem prescrições médicas, roupas, sapatos, acessórios, consumo desenfreados de substâncias tóxicas que geram os suicídios indiretos. Muitas pessoas tem um cuidado excessivo com a estética enquanto outros são indiferentes às necessidades básicas do corpo, mas daí chega o momento em que a vida nos perguntará: o que fizeste de especial?

Os espíritos, no Evangelho, nos questionam: Sereis por acaso mais perfeitos, se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos?

É para esse aperfeiçoamento, que aqui estamos. Não é para vivermos para o corpo somente e, sim, para utilizarmos dessa sublime ferramenta com respeito e gratidão. Viva de corpo e mente. Com muita força de vontade e determinação: Seja Saudável!

Rosemary Xavier