Meio Ambiente e Espiritismo

06/10/2013 22:27

            É seguindo a orientação do emérito educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) que o movimento espírita de Barbacena, neste ano de 2013, abraçou de forma expressiva a luta por uma conscientização sobre as nossas ações no mundo em que vivemos. Kardec traz em diversas partes de sua a obra: “O Espiritismo estará em todas as áreas da sociedade, apontando caminhos para superação de seus desafios e encruzilhadas e colaborando para o progresso dos mundos.

            Foi diante deste desafio ecológico, que a 18ª edição da semana espírita de nossa cidade teve como temática o MEIO AMBIENTE E ESPIRITISMO. A Aliança Municipal Espírita de Barbacena (AME), através do seu Departamento de Comunicação Social Espírita trouxe expositores espíritas de outras cidades com o intuito de nos trazer reflexões sobre as questões emergentes sobre a nossa relação com o orbe terrestre. No dia 18, a palestra ficou a cargo de Rafael Souza, jovem advogado da capital mineira, que explanou sobre: Em Busca da Sustentabilidade; dando a plateia a oportunidade de refletir sobre as consequências do orgulho e do egoísmo sobre a devastação que fazemos em nosso planeta. De forma contagiante, vibrante e segura o palestrante recorre ao mito de Adão e Eva para falar sobre a nossa infantilidade de queremos nos tornar como Deus, gerando implicações sérias para o nosso futuro espiritual. Segundo Rafael, estamos interligados a tudo e o mau uso dos recursos naturais trarão resultados danosos para gerações futuras, que seremos nós próprios reencarnados. O segundo dia, ficou a cargo do professor, também jovem, Eduardo Freire, da cidade de Lavras; a temática foi: O Planeta Terra está em nós! De forma cadenciada e equilibrada, Eduardo conduziu o público a perceber que só haverá mudanças externas, quando a criatura fizer movimentos internos; e que todo o processo de aprendizagem se dá de forma cíclica – em espiral – circulamos em torno de determinada situação, mas a volta seguinte sempre em um ponto acima. Segundo o orador, é preciso desejar a libertação de estados perturbadores e quando conseguirmos vivermos harmonicamente em nós, isto se refletirá no planeta. No terceiro dia, de nossa semana, a fala ficou a cargo do jovem Vinicius Lara, da cidade de Bicas. Concluindo as palestras da semana espírita, o palestrante Vinicius utilizou em seu tema de uma indagação: Como anda seu Meio Ambiente Espiritual? Dando sequência ao encadeamento de ideias reflexivas iniciadas no primeiro dia, Lara – de maneira espirituosa, profunda e alegre fez nos perceber como devemos abraçar a proposta cristã no cotidiano para que possamos sanear a mente e o coração de forma a viver melhor, mais feliz e auxiliando na melhora de nossa Casa Terra.

            A Semana Espírita, além de promover os estudos atuais à luz do Espiritismo, também propiciou aos participantes momentos de arte, com música da melhor qualidade. Apresentaram-se nesta atividade espiritista: Beto e Gustavo – violão, violino e voz; Miguel Junno, Conceição Dornelas e Simone – músicas do cancioneiro popular e espiritas, que abordam a questão da natureza e o homem; Grupo Vocal À Caminho da Luz – que antecipou a palestra de Vinicius Lara. Ficou a cargo do encerramento das atividades da semana espírita, a pianista Helenice da Cruz Machado Bella, que nos encantou e embalou na noite de sábado (21.09.2013).

            É bem como nos ensina, André Trigueiro – jornalista global, espírita e ativista ambientalista: “Espiritismo e Ecologia são ciências afins, sinérgicas, e que sugerem abordagens sistêmicas da realidade, as quais ainda não foram devidamente compreendidas ou aceitas. Se deixamos um legado material e espiritual no Planeta – onde poderemos eventualmente reencarnar –, é evidente que, mesmo de passagem, devemos nos preocupar com nossos rastros. Pela lei de causa e efeito, o eventual desperdício ou uso irresponsável dos recursos naturais terá implicações em nosso processo evolutivo. Precisamos de atualização do conhecimento e a devida contextualização dos conteúdos doutrinários, a fim de que o Espiritismo se apresente sempre útil para a compreensão da realidade que nos cerca. Destacamos a importância de olharmos ao nosso redor para os problemas da atualidade, e em que aspecto o Espiritismo pode colaborar com a sociedade. Importa reconhecer o gênero de destruição sobre o qual estamos falando. Um, de origem natural, conspira a favor da manutenção da vida; o outro, de origem antrópica, determina impactos negativos sobre os ciclos da natureza, precipitando cenários de desconforto ambiental crescente! Temos a obrigação de cuidar do planeta, e isso depende apenas de nós. Espíritos Imortais, responsáveis pelo Planeta em que vivemos, cuidar de nosso orbe também faz parte de nossa trajetória de progresso.”

            É cônscio, desta responsabilidade, que o Espiritismo de Barbacena abriu este espaço de discussão em busca do crescimento pessoal e melhoria do nosso Planeta, intentando nos fazer perceber, os ensinamentos de Jesus, que ´cada um receberia de acordo com suas obras’. Que possamos construir um mundo melhor, primeiramente em nós, e depois, agir com maturidade e bom senso diante dos recursos naturais que o Orbe nos apresenta: compartilhando com consciência com todos os nossos irmãos em humanidade. Muita paz a todos!

 

NELSON XAVIER

Presidente do Grupo Espírita Astral – Paraíso do Bem

Trabalhador do Movimento Espírita